PABX – Comprar ou alugar?

Muitas empresas têm optado pela locação de centrais PABX, ao invés de comprá-las. E essa decisão não tem sido motivada apenas pela ausência de desembolso financeiro imediato e pelos benefícios fiscais obtidos (no caso de empresas optantes pelo lucro real, o valor do aluguel é contabilizado como despesa).

Um dos principais benefícios da locação de PABX é que esta modalidade normalmente já inclui serviço de manutenção, com condições estabelecidas contratualmente.

É possível, por exemplo, definir tempo máximo para atendimento presencial e para substituição de peças (e até o equipamento inteiro, se necessário). Essa é uma segurança especialmente importante, pois o pleno funcionamento do PABX é importante para comunicação interna e externa de toda a empresa.

Outra vantagem da locação de PABX é a possibilidade de previsão contratual para substituição do equipamento em caso de mudança nas necessidades da empresa, que pode passar a demandar maior ou menor capacidade de ramais e/ou linhas externas.

O tempo para entrega e instalação de um PABX alugado também costuma ser menor do que no caso de compra, visto que as empresas que trabalham neste setor costumam manter esses produtos em estoque.

No caso de se alugar PABX IP ou PABX híbrido, é interessante optar por fornecedores que trabalhem simultaneamente com venda de link de internet, pois a qualidade do link é de fundamental importância para o pleno funcionamento da rede de voz e dados.