PABX x central telefônica – Existe diferença?

Uma dúvida constantemente apresentada é se existe diferença entre central telefônica e PABX.

Pois bem: na prática, atualmente, não existe nenhuma diferença. Ambos os termos se referem ao mesmo tipo de equipamento.

O que ocorre é que o termo central telefônica foi criado originalmente para designar os equipamentos que faziam a conexão entre os assinantes dos serviços de telecomunicações, sem nenhum gerenciamento da comunicação interna das organizações.

E quando os equipamentos para gerenciamento interno de linhas e ramais foram criados, as empresas do setor criaram campanhas de marketing com o mote “tenha sua própria central telefônica”. E aí o termo foi se popularizando e passou a denominar também os equipamentos de uso privado. E até os dias atuais muitos fabricantes apresentam seus equipamentos como centrais telefônicas.

Já o termo PABX (“private automatic branch exchange”, traduzido por “troca automática de ramais privados”) foi criado nos Estados Unidos e introduzido no Brasil também por ação de marketing de fabricantes, com o objetivo de passar a ideia de que seus produtos eram mais modernos.

Não existe, no entanto, nenhum critério técnico que diferencie central telefônica de PABX. E muito menos que estabeleça diferença de aperfeiçoamento tecnológico.

Portanto, tenha atenção à qualidade do fabricante a ser escolhido, independente da forma como ele apresente seus equipamentos.